menu.about

about.history

about.history

A ESCOLA ADVENTISTA DE RIO GRANDE foi fundada no ano de 1982, quando um grande grupo de voluntários simpatizantes e membros da Igreja Adventista de Rio Grande, juntamente com a Associação Sul Riograndense deram início a construção da Escola Pr. Roberto Azevedo, no Bairro Hidráulica, em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal.     

Muitos irmãos da Igreja Adventista, daquela época participaram da construção do primeiro prédio construído no Bairro Hidráulica, entre eles: Luecy Luiz da Costa, Paulo e Eloá Abreu, Geraldo e Lueci Mendes, Eli Silva e família, José Antiqueira, Arnaldo Nunes (im memorium) e esposa entre outros.

Foi em 1º de fevereiro de 1985 que a comunidade riograndina pôde concretizar seu grande sonho, participando da inauguração dessa escola, com 145 alunos. Na grande maioria, esses simpatizantes tinham filhos na idade escolar ou netos e desejavam fortalecer o ensino de valores bíblicos cristãos que era ensinado em casa, na escola.

O primeiro Diretor da Escola foi a Profª Iara Leipnitz Domingues. Um fato curioso, desta história é que para que a escola pudesse ser inaugurada muitas foram realizadas muitas “Festas da Melancia” e almoços aos domingos com a comunidade local, a fim de, angariar fundos para o término da construção.

Na época da construção, muitos integrantes da Igreja Adventista é quem cuidava o material da construção para que ele não fosse roubado ou danificado, durante a noite.

Aos treze dias do mês de novembro de 1992, o Professor Lourisnei Fortes dos Reis, representante da Mantenedora em Porto Alegre, em reunião com o Conselho Escolar da escola de Rio Grande, decidiram que a escola deveria mudar de local, visto que, a atual localidade era distante do centro da cidade, o que estava prejudicando o processo de crescimento da escola. Foi conversado, também, que a escola deveria mudar de local e que poderia ser cedido as dependências da Igreja Central de Rio Grande para que a Escola pudesse usar temporariamente. A Igreja Central Adventista do Sétimo Dia localizada no centro da cidade possuía nos fundos da Igreja, três salas. Uma sala usada pela ADRA e o restante do espaço pelo caseiro da Igreja. Nestas três salas, onde já foi a Administração da escola e as salas do Pré IV e V, e hoje é usado pela cantina, começou a Escola Adventista neste novo endereço. Desde o início do ano de 1993, a Escola Adventista de Rio Grande está localizada à Rua General Vitorino, 742 – A, integrando o terreno da Igreja. Neste mesmo ano de 1993, começaram a construção de ampliação no terreno da igreja. Foi construído um segundo piso com três salas de aulas e dois banheiros e uma quadra de esportes e salas no terceiro piso. O Departamental de Educação da ASR, na época era o professor Lourisnei Fortes e o Tesoureiro era o senhor Joel Cordeiro e a escola era administrada pela professora Marinete Martins Thober.

No final do mês de outubro de 1994, foram inauguradas as novas instalações abrangendo 3 salas de aula e 2 banheiros no segundo piso e 1 salão para eventos e 1 quadra de esportes no terceiro piso. Desde o sonho de construir uma escola em 1982 até a efetivação da construção em 1994, a comunidade riograndina, através dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Rio Grande, promoveram muitos eventos para levantar fundos com o intuito de ajudar na construção da escola, até que ela pudesse se tornar uma realidade.

A partir do ano de 1992, os administradores escolares começaram a registrar os batismos de alunos e familiares da escola e no decorrer destes anos totalizam 39 pessoas para Cristo.

No ano de 1995, a direção da escola estava a cargo da professora Edjane Barbosa, que decidiu começar as atividades com um coral de alunos na escola. A própria diretora da escola era regente do Coral. A partir deste ano (1995) o coral de alunos começou a fazer parte do “coração da escola”, encantando a todos com os louvores que são entoados na comunidade escolar e no município. O coral desde, então, tem representado a Escola Adventista em eventos culturais, eventos do calendário municipal, em repartições publicas, hospitais, feiras e congregações religiosas.

No ano de 2005, em um concurso realizado entre os alunos da escola, o coral de alunos recebeu um novo nome: Coral Arte em Canto, que foi escolhido pela aluna Tainah – aluna da 1ª série.

No ano de 2006, outras reformas foram realizadas na escola, com o apoio da Associação Sul Riograndense representado pelo Departamento de Educação na pessoa da Professora Ireny Ricken, sendo construído um hall de acesso à escola e uma nova fachada para que a mesma pudesse ser distinguida da Igreja, já que, as duas instituições; a de ensino e a religiosa; ocupam o mesmo terreno.

Muitas melhorias têm sido realizadas nos últimos anos: reforma e cobertura da Praça de Educação Infantil, colocação de PVCerca na frente da escola, climatização de salas de aulas, reforma nos banheiros do andar térreo, laboratório de informática, biblioteca informatizada, pintura externa e interna da escola, entre outros.

Em reunião de Conselho Escolar no dia quatro de julho de dois mil e sete, foi indicado pela administradora escolar Mariângela Velleda Mendes o nome de Luecy Luiz da Costa para ser o patrono da Biblioteca Escolar. A indicação e aprovação deste nome, pelos conselheiros, representam o importante papel que este idealizador da Educação Adventista desenvolveu na trajetória da Escola na cidade de Rio Grande, nestes vinte e cinco anos. Portanto, desde 2007 a Biblioteca Escolar, possui o nome de Biblioteca Luecy Luiz da Costa.

 A Escola Adventista de Rio Grande acredita que todo ser humano uma vez criado a imagem e semelhança de Deus é um ser único e de valor. Neste sentido, a educação adventista visa desenvolver as faculdades físicas, intelectuais, sociais, morais e espirituais, contribuindo para a construção de um ser ético, um cidadão exemplar, capaz de tomar decisões corretas no decorrer de sua existência. Por ter esta visão, este compromisso, a escola tem sido gradativamente reconhecida pela comunidade riograndina como uma instituição de ensino séria e que valoriza o individuo como um ser único, cujos ensinos e valores que são ensinados propiciam à construção de cidadãos dignos a comunidade, a pátria e a Deus. Esta demonstração à escola pôde ser percebida no ano de 2008, quando a Escola Adventista de Rio Grande foi homenageada na Câmara Municipal de Vereadores, em uma sessão solene pelos 23 anos de Educação Adventista no município. Durante esta trajetória, tem se percebido o crescimento da escola e ano após anos esta instituição educacional tem conseguido atender mais famílias da comunidade riograndina. Podemos comparar estes fatos, através do número de matriculas da última década.

Mas a comunidade riograndina, a comunidade escolar, irmãos da igreja, professores e a administração da escola sonhavam com algo ainda maior. Sonhavam com a implantação do 6º ao 9º ano e desta forma dar continuidade ao trabalho realizado com os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Para a concretização deste sonho no ano de 2009, a Mantenedora – Associação Sul Rio grandense da IASD – adquiriu um terreno ao lado da escola, para que a mesma possa ser ampliada e em 2010 adquiriu o terreno ao lado da Igreja para que a Educação Infantil pudesse ter uma área exclusiva para o seu funcionamento.

Em Dezembro de 2010 as obras de revitalização para a construção de um complexo de Educação Infantil iniciaram, abrangendo salas amplas, banheiros masculino e feminino individuais para cada sala e um amplo e bonito play ground.

Já no início de 2011, começaram as obras da construção do novo prédio de três andares e em 2012 a comunidade escolar pôde começar as atividades letivas em novas instalações, contemplando salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, sala de música, laboratório de informática, biblioteca escolar, salas novas para administração escolar e secretaria, bem como, novos banheiros e uma agradável área livre.

A Escola Adventista de Rio Grande continuou seus investimentos no ano de 2012 na área que se localiza aos fundos da Igreja que contempla hoje, praça de alimentação, banheiros, laboratórios para o Ensino Fundamental II e uma quadra poli esportiva.

Com o apoio da mantenedora, hoje a escola está em um padrão digno de uma grande escola, como assim o é. A Educação Adventista completou em 2019, 34 anos em Rio Grande.

Desde 1985, muitos educadores, profissionais da educação contribuíram para o bom funcionamento da escola.

Seguem abaixo os professores que estiveram à frente da escola como Administradores Escolares.

Ano de 1985 – Profª Iara Leipnitz Domingues.

Ano de 1986 – Prof. Delfino Guedes

Ano de 1987 a 1990 – Profª Marlete Guedes

Ano de 1991 – Profª Isabel Cristina Melgarejo

Ano de 1992 a 1994 – Profª Marinete Martins Thober

Ano de 1995 a 1998 – Profª Edjane Barbosa

Ano de 1998 a 2000 – Profª Enercina Goulart

Ano de 2001 a 2005 – Profª Raquel Aparecida de Oliveira Mendes

Ano de 2006 a 1º Sem./2014 – Profª Mariângela Velleda Mendes

Ano de 2014/2º Sem. – Prof. Joel dos Santos

Ano de 2015 - Profª. Luciane Dias de Souza

Ano de 2016 a 1° Sem./2022 - Prof. Rodenei Soares Moreira

Ano de 2022/2° Sem. – Prof. Vandir Ronaldo Cardozo dos Santos (Admin. atual)

Para a atual Administração é um privilégio poder contar alguns fatos importantes da história desta escola que primeiramente nasceu no coração de Deus.